Evento tem como fim apresentar a UFRJ a estudantes do ensino médio. O objetivo é oferecer um roteiro para definição do futuro profissional dos jovens em véspera de chegarem à universidade.

 

 

 

O grupo Sôdade Brasilis da Escola de Música da UFRJ. O grupo busca as influências musicais da Belle Époque (1870-1930) presentes nas práticas musicais urbanas contemporâneas, destacando os gêneros musicais, então em voga, como a valsa, a polca, o tango, o maxixe, o choro, o samba e afins. 

Com a colaboração dos Mestres dos Saberes Populares, conhecidos como Velhos Chorões, o projeto promove um intercâmbio artístico-cultural, difundindo os processos de transmissão de conhecimento na Música Brasileira. Para essa apresentação, o repertório incluiu peças de Ernesto Nazareth, que foram interpretadas por Jacobdo Bandolim e também obras de outros compositores.

 

 


 

Redução orçamento 2019

 

O corte de verbas no orçamento do MEC afetou o maior evento de extensão da universidade. O Conhecendo a UFRJ, quando estudantes secundaristas visitam a instituição para aprender mais sobre os cursos, precisou ser reduzido e redistribuído em mais locais para caber no novo orçamento. “Estamos chamando a edição deste ano de ‘resistência’ por questões de estrutura e orçamento da universidade”, disse a coordenadora de Integração e Articulação da Pró-reitoria de Extensão (PR-5) da UFRJ, Michelle Moreira. “A cada ano que passa, temos uma diculdade maior por conta da questão orçamentária. Mas, neste ano, o último anúncio de
corte de verbas do MEC foi a gota d’água”, reforçou. Em 2018, o custo da universidade com a organização do evento foi de R$ 458,7 mil na organização do evento, bem acima dos R$ 69 mil referentes a este ano.

Leia mais...

 

 

Mesa de abertura 2019

Mesa de abertura do 15° Conhecendo a UFRJ

 

A 15ª edição do Conhecendo a UFRJ teve início na manhã de terça-feira (11/6), com a chegada de milhares de estudantes do ensino médio à Cidade Universitária, na Ilha do Fundão. Os grupos foram recebidos no Auditório Horta Barbosa, do Centro de Tecnologia (CT), para uma solenidade de abertura que contou com apresentações artísticas e pronunciamentos de boas-vindas.

O reitor Roberto Leher agradeceu a presença de todos, dando ênfase ao esforço de cada docente que trouxe sua turma para conhecer a UFRJ. “Nós sabemos que quando os professores e as professoras se mobilizam para trazer seus estudantes para uma universidade pública, estão fazendo um gesto generoso em relação ao futuro. Eles e elas estão afirmando que vocês serão estudantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e isso nos orgulha muito”, falou à plateia.

Leia mais..

 

 

Corredor Igeo 2019
Foto: Diogo Vasconcellos(Coordcom/UFRJ)

“Esclarecimento”, “oportunidade” e “conhecimento”. Os alunos que percorrem os corredores da 15a. edição do Conhecendo a UFRJ têm em comum essas três ideias.

Leia Mais...

 

 

Rodape Conhecendo 2019

UFRJ Conhecendo a UFRJ
Desenvolvido por: TIC/UFRJ